Início


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PROJETO RESGATANDO VALORES E MOTIVAÇÃO


ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista:
Jeisa Roncone de Carvalho Araujo
Nome da escola: EMEF Barra Seca de Ponte Nova Local: Jaguaré-ES
Série/Ano: 6º e 7º Ano, 7ª e 8ª Série Número de alunos: 105
Professores e envolvidos: Disciplina de Ciências, Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa, Arte, Inglês, Educação Física, Pedagoga, Diretora, Coordenadora de Turno, Secretária e estagiária do lied.
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Resgatando Valores e Motivação

3. Justificativa
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
A motivação é de essencial importância no ambiente escolar, tanto para docentes, como para discentes, o desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças, adolescentes e Jovens de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, motivando e proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
Os valores morais e culturais dos adolescentes/jovens parecem estar adormecidos ou esquecidos, a motivação é uma importante ferramenta para mudar está realidade e a utilização das tecnologias neste processo torna-o atraente e prazeroso.



4. Objetivo (s)
  • Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade;
  • Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
  •  Valorizar o ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas, levando à construção da cidadania e da autonomia.
  • Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente escolar agradável.
  • Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
  • Pensar e refletir sobre diferentes valores e as implicações práticas de expressá-los para si mesmos, para a comunidade e para o mundo em geral.
  • Aprofundar o entendimento, a motivação e a responsabilidade de fazer escolhas pessoais e sociais positivas.
  • Inspirar e motivar os alunos a escolher seus próprios valores pessoais, sociais, morais e espirituais, cientes dos métodos práticos para desenvolvê-los e aprofundá-los.


5. Conteúdos
Ciências: Discriminação, prevenção e promoção a saúde; Matemática: Motivação e disciplina; Língua Portuguesa: produção textual; Geografia: Meio Ambiente e Biopirataria; História: Culturas e valores; Arte, Inglês e Ed. Física: Motivação.

6. Disciplinas envolvidas
Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História, Arte, Inglês e Educação Física



7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
  • Apresentar o Projeto as turmas.
  • Palestra motivacional para os professores.
  • Produzir um texto, na disciplina de Língua portuguesa utilizando os seguintes tópicos:
Amor
Amizade
Bondade
Felicidade
Generosidade
Humildade
Inteligência
Disciplina
Paciência
Paz
Respeito
Responsabilidade
Solidariedade
  • Matines de filmes para os alunos. Meu Mestre Minha Vida, Treino para Vida e A luta por um ideal. Os filmes são para motivar os alunos e melhorar o comprometimento com os estudos.
  • Dinâmicas para reforçar ainda mais os valores. Foram usadas diversas dinâmicas, tais como, a teia de barbante, papel amaçado, Quem Sou Eu? dança da cadeira, pirulito amigo, entre outras.
  • Os alunos e a comunidade escolar, foram motivados a participarem ativamente do projeto social da UNICEJ (União dos Cegos de Jaguaré), onde os mesmos, puderam mediante uma gincana, coletar garrafas PET que foram doadas a entidade, para que seus membros usassem-nas na confecção de vassouras. Como prêmio motivacional, foi proporcionado pela escola, uma tarde de recreação, com diversas brincadeiras, piquenique, pula-pula, futebol, queimada, vôlei e rodas de bate papo. A ação foi realizada com o objetivo de conscientizar os alunos sobre preservação ambiental, o exercício da cidadania a partir da prática da fraternidade, motivação, trabalho em equipe, ampliação da capacidade de socializassem, entre outros.
  • Atividades de grupo relacionada a consciência ambiental e biopirataria. Apresentadas por cartazes, slides e teatro.
  • Palestra sobre discriminação e drogas ministrada pelo professor de ciências, com apresentações de slides e filmes. Escritores da Liberdade e Vidas Cruzadas.
  • Os alunos, foram motivados a realizar homenagens no dia do professor (15 de outubro) aos docentes. As homenagens se deram por meio de paródia, vídeo, músicas cantadas pelos alunos, poema e mensagem, de forma a solidificar a relação entre aluno/professor, valorizar e motivar os docentes e melhorar o convívio na comunidade escolar.
  • Os docentes, durante a ministração de suas aulas, disponibilizaram aos alunos o uso de recursos midiáticos disponíveis no laboratório de informática (computadores, programas/aplicativos e internet) para pesquisa e elaboração de trabalhos que serão apresentados às famílias no dia 27 de novembro durante a realização da Mostra de Educação que acontecerá na escola e será aberta ao público.
  • No encerramento das atividades será realizada uma confraternização entre as turmas.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Impressora, Xerox, computadores, internet, aplicativos, programas, filmes, caixa de som, microfone, pen drive, máquina fotográfica e filmadora, data show, revistas para recortes, jornais, cartolina, papel crafit, pinel atômico, tintas guache, barbante, cola, papel A4, pirulito, espelho e lanches.

9. Registro do processo
Primeiro Momento
Em todas as turmas por cada professor
  • Apresentação do Projeto “Resgatando Valores e Motivação
Segundo Momento
  • Palestra motivacional para os professores com psicólogo Gilson.
Terceiro Momento
  • Produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando os tópicos mencionados no Projeto
  • Conversas sobre os referidos tópicos (relacionando a importância de cada um deles para nosso dia a dia)
Quarto Momento
  • Filmes na disciplina de Matemática.
  • Realização de dinâmicas para motivar os alunos.
Quinto Momento
  • Realização de gincana “projeto Social” envolvendo todas as disciplinas.
  • Envolvendo a temática de cada disciplina.
Sexto Momento
  • Apresentação de teatro e seminários, sobre preservação ambiental e biopirataria na disciplina de Geografia.
Sétimo Momento
  • Palestra na disciplina de Ciências “discriminação e drogas”
  • Confecção de cartazes, expostos no pátio da escola
Oitavo Momento
  • Homenagem aos professores feita pelos alunos.
Nono Momento
  • Mostra de Educação. Apresentação de trabalhos feitos pelos alunos.
Decimo Momento
  • Realizar confraternização com todas as turmas.


10. Avaliação e resultados esperados
  • A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento do projeto, através da participação, interesse e responsabilidade de todos os docentes e discentes envolvidos no projeto.
  • Espera-se resgatar os valores e a motivação no ambiente escolar, solidificar a relação entre aluno/professor, melhorar o convívio na comunidade escolar, estimular a responsabilidade com os estudos e compreender a importância da educação.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
Redes sociais, Eventos, Fotografia, filmagem, Blog e Apresentação por slides.

12. Referências Bibliográficas


PROJETO: RESGATANDO VALORES E MOTIVAÇÃO

Projeto: Brincadeiras no Âmbito Escolar

Projeto Alimentação saudavel



ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista:
Edite Rodrigues dos Santos
Nome da escola: EMEF “Cipriano Cocco” Local: JAGUARÉ - ES     
Série: 4º  Ano    Número de alunos: 17
Professores envolvidos: Edite Rodrigues dos Santos e Zilmaide Cabral (especialista)

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Observando alguns alunos na hora do recreio tive a oportunidade de notar o quanto a alimentação dos mesmos estava errada, pior ainda percebi que essa alimentação vinha de casa, sentindo a necessidade de estimular uma melhor alimentação de meus alunos de uma forma lúdica e atraente elaborei este projeto.


3. Justificativa
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos.


4. Objetivo (s)
GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
ESPECÍFICOS:
  • Selecionar os alimentos de origem animal e os alimentos de origem vegetal;
  • Diferenciar alimentos naturais industrializados;
  • Ampliar o universo do conhecimento e respeito dos hábitos saudáveis;
  • Reconhecer a necessidade de manter bons hábitos alimentares;
  • Compreender a necessidade da higiene na manipulação dos alimentos e relacionar esse hábito com boa saúde;
  • Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
  • Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
  • Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
  • Valorizar o momento reservado à alimentação.


5. Conteúdos
      Língua Portuguesa- Interpretações pessoais;
  • Leitura, Reescrita de receitas simples;
  • Narração de fatos;
  • Escrita espontânea;
  • Leitura oral de gêneros textuais instrucionais;
  • Reconto;
  • Pesquisa de receitas no LIED
  • Confecção do livro de receitas da turma

Matemática
  • Situações problemas (adição e subtração)
  • Noções de números pares e ímpares
  • Sistema monetário brasileiro
  • Construção de gráficos sobre alimentos consumidos pela comunidade
  • Tabelas e Gráficos. Explorar atividades com tabelas e gráficos da pirâmide alimentar com os alunos. Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

Ciências
  • Meio ambiente (produção de alimentos)
  • Vegetais
  • Nutrição e desnutrição
  • Obesidade
  • Saúde do Escolar
  • Funções e fonte de vitaminas
  • Uso de agrotóxicos nos alimentos
  • Higiene dos alimentos

História/Geografia

  • Modos de alimentação dos grupos sociais;
  • Regras e princípios sociais;
  • alimentos industrializados
  • Alimentos de ontem e de hoje


6. Disciplinas envolvidas
Língua portuguesa, matemática, ciências história e geografia.



7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

* Conversa e registros sobre a alimentação preferida das crianças;
* Registro dos alimentos mais consumidos na família;
* Identificação de semelhanças entre hábitos alimentares dos alunos;
* Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura, legumes ou receitas e conversar sobre as preferências através da degustação;
* Preparação e degustação de receitas saudáveis.
 *Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
*Análise das obras de pintores, que utilizaram frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
* Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
*Preparação e degustação de receitas saudáveis;
* Promover pesquisas na internet de figuras, receitas e dicas de alimentação saudável;


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Quadro, cartolina, lápis de cor, máquina fotográfica, giz, chamex, computadores, impressora, revistas, pesquisa em revistas, livros de receita infantil, internet e vídeos....


9. Registro do processo
Questionário para as famílias.
  • Fotos
    • Atividades na sala.


10. Avaliação e resultados esperados
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado pela professora.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
Mostra de trabalho
fotos
blog da turma.


12. Referências Bibliográficas
Livro “Alice no país das vitaminas”
Filme “ta chovendo hambúrguer
Portal do professor
www.tudogostoso.com.br


Projeto Alimentação Saudavel

PROJETO: BRINCADEIRAS NO ÂMBITO ESCOLAR

PROJETO: BRINCADEIRAS NO ÂMBITO ESCOLAR
1. Identificação
Nome do cursista:
Marcilene da Costa Molinari
Nome da escola: EMEF “NOVO TEMPO Local: JAGUARÉ - ES
Série: 3º Número de alunos: 17
Professores envolvidos: Silvana Rocha (regente da sala), Letícia ( educação física) Samuel( música).
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A escolha do tema brincadeiras no âmbito escolar foi escolhida ao perceber como o brincar interfere no desenvolvimento cognitivo das crianças, e as ajudam a exteriorizar o seu mundo e desejos internos. E também por reconhecer a importância dessas atividades no contexto escolar, pois as brincadeiras contribuem para o processo de ensinar e aprender.

3. Justificativa
A escola tem a missão de transmitir os conhecimentos produzidos pelo homem, sejam eles científicos ou artísticos, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

4. Objetivo (s)
- Aumentar o repertório de brincadeiras infantil.
- Participar de situações de socialização.
- Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo.
- Registrar de diferentes formas o brincar.

5. Conteúdos
   Movimento:
- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.


- Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.




       Natureza e Sociedade:
- Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.


       Música:
- Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
      Linguagem Oral e Escrita:
- Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
- Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário.

6. Disciplinas envolvidas
Língua portuguesa, matemática, educação física, música.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
- Rodas de conversa (Quais as brincadeiras preferidas?).
- Pesquisar no LIED tipos de brincadeiras.
  - Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
  - Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras do seu tempo de infância.
  - Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos.
  - Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
  - Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras (texto coletivo).

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Quadro, cartolina, lápis de cor, máquina fotográfica, giz, chamex, computadores, violão.





9. Registro do processo

  • Questionário para as famílias.
  • Atividades na sala.
  • Brincadeiras no horário do recreio.


10. Avaliação e resultados esperados
A avaliação dos alunos será feita através de observação e participação durante todo o processo do projeto. O projeto também será avaliado ao seu término com todos os profissionais envolvidos, para que assim possamos rever passo a passo todas as ações e solucionar todos os entraves que possam ter ocorrido.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
O projeto será divulgado para os professores na reunião coletiva e terá sua socialização na hora do recreio, fotos e no blog da turma.

12. Referências Bibliográficas
BIBLIOGRAFIA
Livro Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade



Cronograma das atividades:

SEMANA:
NA SALA DE AULA
22/08 à 26/08


- Conversa sobre as brincadeiras e os jogos conhecidos.
- Enviar para casa a pesquisa.
- Conversar com os alunos sobre a pesquisa realizada em casa.
- Confeccionar um cartaz com as brincadeiras mais conhecidas.
BRINCADEIRAS NO PÁTIO
29/08 à 02/09
- Cantigas de roda
- Músicas folclóricas
- Boleba
05/09 à 09/09
- Amarelinha
12/09 à 16/09
- Futebol
- Bambolê
19/09 à 23/09
- Telefone sem fio


03/10 à 07/10
- Chicotinho queimado
10/10 à 14/10
- Elástico






ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO


ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista:
ELIZABETH DA SILVA RIBEIRO
Nome da escola: SANTA CATARINA Local BAIRRO SEAC (cidade/estado): JAGUARÉ-ES
Série: EJA Número de alunos: 10
Professores envolvidos: ELIZABETH DA S RIBEIRO E LUCIMAR DOS SANTOS MOREIRA

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Alimentação e longetividade

3. Justificativa
AJUDAR O ALUNO A ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA SUA VIDA PESSOAL E SOCIAL

4. Objetivo (s)

AJUDAR O ALUNO A DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E LEITURA COMO MEIO DE SUPERAR AS BARREIRAS DO DIA NA DIA( COMO IR AO SUPERMERCADO,PEGAR ÔNIBUS,IR AO HOSPITAL...)
Alimentação saudável e vida longa

5. Conteúdos

LINGUA PORTUGUESA (ALFABETIZAÇÃO):LEITURA DE TEXTOS, DE, RECEITAS ENTRE OUTROS
Matemática; panfletos de supermercado.




6. Disciplinas envolvidas
LINGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO DA SEGUINTE FORMA:
TRABALHO EM DUPLA;
ESCRITA NO COMPUTADOR SALA DO LIED;
RECORTE E COLAGEM; ENTRE OUTROS


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
SALA DO LIED
RECEITAS
QUADRO
GIZ
TESOURA
COLA

9. Registro do processo
DURANTE AS ATIVIDADES OBSERVA-SE- A O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E SUAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO QUE ESTÁ SENDO APLICADO.

10. Avaliação e resultados esperados
QUE OS ALUNOS POSSA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO SEU DIA –A -DIA

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
BLOG DA TURMA E PESSOAL E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO ENCERRAMENTO DO CURSO.
Poster, Painel, Blog, Evento...

12. Referências Bibliográficas
PORTAL DO PROFESSOR.COM.BR e google
Sites, vídeos, livros, filmes...