Início


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PROJETO RESGATANDO VALORES E MOTIVAÇÃO


ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista:
Jeisa Roncone de Carvalho Araujo
Nome da escola: EMEF Barra Seca de Ponte Nova Local: Jaguaré-ES
Série/Ano: 6º e 7º Ano, 7ª e 8ª Série Número de alunos: 105
Professores e envolvidos: Disciplina de Ciências, Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa, Arte, Inglês, Educação Física, Pedagoga, Diretora, Coordenadora de Turno, Secretária e estagiária do lied.
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Resgatando Valores e Motivação

3. Justificativa
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
A motivação é de essencial importância no ambiente escolar, tanto para docentes, como para discentes, o desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças, adolescentes e Jovens de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, motivando e proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
Os valores morais e culturais dos adolescentes/jovens parecem estar adormecidos ou esquecidos, a motivação é uma importante ferramenta para mudar está realidade e a utilização das tecnologias neste processo torna-o atraente e prazeroso.



4. Objetivo (s)
  • Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade;
  • Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
  •  Valorizar o ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas, levando à construção da cidadania e da autonomia.
  • Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente escolar agradável.
  • Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
  • Pensar e refletir sobre diferentes valores e as implicações práticas de expressá-los para si mesmos, para a comunidade e para o mundo em geral.
  • Aprofundar o entendimento, a motivação e a responsabilidade de fazer escolhas pessoais e sociais positivas.
  • Inspirar e motivar os alunos a escolher seus próprios valores pessoais, sociais, morais e espirituais, cientes dos métodos práticos para desenvolvê-los e aprofundá-los.


5. Conteúdos
Ciências: Discriminação, prevenção e promoção a saúde; Matemática: Motivação e disciplina; Língua Portuguesa: produção textual; Geografia: Meio Ambiente e Biopirataria; História: Culturas e valores; Arte, Inglês e Ed. Física: Motivação.

6. Disciplinas envolvidas
Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História, Arte, Inglês e Educação Física



7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
  • Apresentar o Projeto as turmas.
  • Palestra motivacional para os professores.
  • Produzir um texto, na disciplina de Língua portuguesa utilizando os seguintes tópicos:
Amor
Amizade
Bondade
Felicidade
Generosidade
Humildade
Inteligência
Disciplina
Paciência
Paz
Respeito
Responsabilidade
Solidariedade
  • Matines de filmes para os alunos. Meu Mestre Minha Vida, Treino para Vida e A luta por um ideal. Os filmes são para motivar os alunos e melhorar o comprometimento com os estudos.
  • Dinâmicas para reforçar ainda mais os valores. Foram usadas diversas dinâmicas, tais como, a teia de barbante, papel amaçado, Quem Sou Eu? dança da cadeira, pirulito amigo, entre outras.
  • Os alunos e a comunidade escolar, foram motivados a participarem ativamente do projeto social da UNICEJ (União dos Cegos de Jaguaré), onde os mesmos, puderam mediante uma gincana, coletar garrafas PET que foram doadas a entidade, para que seus membros usassem-nas na confecção de vassouras. Como prêmio motivacional, foi proporcionado pela escola, uma tarde de recreação, com diversas brincadeiras, piquenique, pula-pula, futebol, queimada, vôlei e rodas de bate papo. A ação foi realizada com o objetivo de conscientizar os alunos sobre preservação ambiental, o exercício da cidadania a partir da prática da fraternidade, motivação, trabalho em equipe, ampliação da capacidade de socializassem, entre outros.
  • Atividades de grupo relacionada a consciência ambiental e biopirataria. Apresentadas por cartazes, slides e teatro.
  • Palestra sobre discriminação e drogas ministrada pelo professor de ciências, com apresentações de slides e filmes. Escritores da Liberdade e Vidas Cruzadas.
  • Os alunos, foram motivados a realizar homenagens no dia do professor (15 de outubro) aos docentes. As homenagens se deram por meio de paródia, vídeo, músicas cantadas pelos alunos, poema e mensagem, de forma a solidificar a relação entre aluno/professor, valorizar e motivar os docentes e melhorar o convívio na comunidade escolar.
  • Os docentes, durante a ministração de suas aulas, disponibilizaram aos alunos o uso de recursos midiáticos disponíveis no laboratório de informática (computadores, programas/aplicativos e internet) para pesquisa e elaboração de trabalhos que serão apresentados às famílias no dia 27 de novembro durante a realização da Mostra de Educação que acontecerá na escola e será aberta ao público.
  • No encerramento das atividades será realizada uma confraternização entre as turmas.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Impressora, Xerox, computadores, internet, aplicativos, programas, filmes, caixa de som, microfone, pen drive, máquina fotográfica e filmadora, data show, revistas para recortes, jornais, cartolina, papel crafit, pinel atômico, tintas guache, barbante, cola, papel A4, pirulito, espelho e lanches.

9. Registro do processo
Primeiro Momento
Em todas as turmas por cada professor
  • Apresentação do Projeto “Resgatando Valores e Motivação
Segundo Momento
  • Palestra motivacional para os professores com psicólogo Gilson.
Terceiro Momento
  • Produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando os tópicos mencionados no Projeto
  • Conversas sobre os referidos tópicos (relacionando a importância de cada um deles para nosso dia a dia)
Quarto Momento
  • Filmes na disciplina de Matemática.
  • Realização de dinâmicas para motivar os alunos.
Quinto Momento
  • Realização de gincana “projeto Social” envolvendo todas as disciplinas.
  • Envolvendo a temática de cada disciplina.
Sexto Momento
  • Apresentação de teatro e seminários, sobre preservação ambiental e biopirataria na disciplina de Geografia.
Sétimo Momento
  • Palestra na disciplina de Ciências “discriminação e drogas”
  • Confecção de cartazes, expostos no pátio da escola
Oitavo Momento
  • Homenagem aos professores feita pelos alunos.
Nono Momento
  • Mostra de Educação. Apresentação de trabalhos feitos pelos alunos.
Decimo Momento
  • Realizar confraternização com todas as turmas.


10. Avaliação e resultados esperados
  • A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento do projeto, através da participação, interesse e responsabilidade de todos os docentes e discentes envolvidos no projeto.
  • Espera-se resgatar os valores e a motivação no ambiente escolar, solidificar a relação entre aluno/professor, melhorar o convívio na comunidade escolar, estimular a responsabilidade com os estudos e compreender a importância da educação.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
Redes sociais, Eventos, Fotografia, filmagem, Blog e Apresentação por slides.

12. Referências Bibliográficas


Nenhum comentário:

Postar um comentário