PROJETO:
BRINCADEIRAS NO ÂMBITO ESCOLAR
1.
Identificação
Nome do
cursista:
|
Marcilene
da Costa Molinari
|
Nome da
escola: EMEF “NOVO TEMPO Local: JAGUARÉ
- ES
|
|
Série:
3º
Número de alunos: 17
|
|
Professores
envolvidos: Silvana Rocha (regente da sala), Letícia ( educação
física) Samuel( música).
|
|
2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A
escolha do tema brincadeiras no âmbito escolar foi escolhida ao
perceber como o brincar interfere no desenvolvimento cognitivo das
crianças, e as ajudam a exteriorizar o seu mundo e desejos internos.
E também por reconhecer a importância dessas atividades no contexto
escolar, pois as brincadeiras contribuem para o processo de ensinar e
aprender.
3.
Justificativa
A
escola tem a missão de transmitir os conhecimentos produzidos pelo
homem, sejam eles científicos ou artísticos, proporcionar as
crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e
construtiva, pois através da brincadeira a criança atribui sentido
ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir
sobre o meio em que ela se encontra.
4.
Objetivo (s)
-
Aumentar o repertório de brincadeiras infantil.
-
Participar de situações de socialização.
-
Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo.
-
Registrar de diferentes formas o brincar.
5.
Conteúdos
Movimento:
- Utilização expressiva
intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas
brincadeiras.
- Percepção de estruturas
rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de
brincadeiras.
Natureza
e Sociedade:
- Participação em
brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições
culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Música:
- Participação em situações
que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Linguagem
Oral e Escrita:
- Uso da linguagem oral para
conversar e brincar.
- Observação e manuseio de
materiais impressos como livro e revistas.
- Valorização da leitura
como fonte de prazer e entretenimento.
-
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário.
6.
Disciplinas envolvidas
Língua
portuguesa, matemática, educação física, música.
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
- Rodas de conversa (Quais as
brincadeiras preferidas?).
- Pesquisar no LIED tipos de
brincadeiras.
- Listar as
brincadeiras e escolher algumas para brincar.
- Pesquisar junto
com as famílias sobre as brincadeiras do seu tempo de infância.
- Ler as pesquisas
para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para
brincamos.
- Propor para que
as crianças desenhem algumas brincadeiras.
- Escrever junto
com as crianças regras de algumas brincadeiras (texto coletivo).
8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Quadro,
cartolina, lápis de cor, máquina fotográfica, giz, chamex,
computadores, violão.
9.
Registro do processo
- Questionário para as famílias.
- Atividades na sala.
- Brincadeiras no horário do recreio.
10.
Avaliação e resultados esperados
A avaliação dos alunos será
feita através de observação e participação durante todo o
processo do projeto. O projeto também será avaliado ao seu
término com todos os profissionais envolvidos, para que assim
possamos rever passo a passo todas as ações e solucionar todos os
entraves que possam ter ocorrido.
11.
Divulgação / Socialização do projeto realizado
O
projeto será divulgado para os professores na reunião coletiva e
terá sua socialização na hora do recreio, fotos e no blog da
turma.
12.
Referências Bibliográficas
BIBLIOGRAFIA
http://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u2.jht A Pastoral da Criança -
Livro
Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade
Cronograma
das atividades:
SEMANA:
|
NA
SALA DE AULA
|
22/08
à 26/08
|
-
Conversa sobre as brincadeiras e os jogos conhecidos.
-
Enviar para casa a pesquisa.
-
Conversar com os alunos sobre a pesquisa realizada em casa.
-
Confeccionar um cartaz com as brincadeiras mais conhecidas.
BRINCADEIRAS
NO PÁTIO
|
29/08
à 02/09
|
-
Cantigas de roda
-
Músicas folclóricas
-
Boleba
|
05/09
à 09/09
|
-
Amarelinha
|
12/09
à 16/09
|
-
Futebol
-
Bambolê
|
19/09
à 23/09
|
-
Telefone sem fio
|
03/10
à 07/10
|
-
Chicotinho queimado
|
10/10
à 14/10
|
-
Elástico
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário