Início


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PROJETO: BRINCADEIRAS NO ÂMBITO ESCOLAR

PROJETO: BRINCADEIRAS NO ÂMBITO ESCOLAR
1. Identificação
Nome do cursista:
Marcilene da Costa Molinari
Nome da escola: EMEF “NOVO TEMPO Local: JAGUARÉ - ES
Série: 3º Número de alunos: 17
Professores envolvidos: Silvana Rocha (regente da sala), Letícia ( educação física) Samuel( música).
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A escolha do tema brincadeiras no âmbito escolar foi escolhida ao perceber como o brincar interfere no desenvolvimento cognitivo das crianças, e as ajudam a exteriorizar o seu mundo e desejos internos. E também por reconhecer a importância dessas atividades no contexto escolar, pois as brincadeiras contribuem para o processo de ensinar e aprender.

3. Justificativa
A escola tem a missão de transmitir os conhecimentos produzidos pelo homem, sejam eles científicos ou artísticos, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

4. Objetivo (s)
- Aumentar o repertório de brincadeiras infantil.
- Participar de situações de socialização.
- Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo.
- Registrar de diferentes formas o brincar.

5. Conteúdos
   Movimento:
- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.


- Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.




       Natureza e Sociedade:
- Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.


       Música:
- Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
      Linguagem Oral e Escrita:
- Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
- Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário.

6. Disciplinas envolvidas
Língua portuguesa, matemática, educação física, música.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
- Rodas de conversa (Quais as brincadeiras preferidas?).
- Pesquisar no LIED tipos de brincadeiras.
  - Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
  - Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras do seu tempo de infância.
  - Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos.
  - Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
  - Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras (texto coletivo).

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Quadro, cartolina, lápis de cor, máquina fotográfica, giz, chamex, computadores, violão.





9. Registro do processo

  • Questionário para as famílias.
  • Atividades na sala.
  • Brincadeiras no horário do recreio.


10. Avaliação e resultados esperados
A avaliação dos alunos será feita através de observação e participação durante todo o processo do projeto. O projeto também será avaliado ao seu término com todos os profissionais envolvidos, para que assim possamos rever passo a passo todas as ações e solucionar todos os entraves que possam ter ocorrido.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
O projeto será divulgado para os professores na reunião coletiva e terá sua socialização na hora do recreio, fotos e no blog da turma.

12. Referências Bibliográficas
BIBLIOGRAFIA
Livro Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade



Cronograma das atividades:

SEMANA:
NA SALA DE AULA
22/08 à 26/08


- Conversa sobre as brincadeiras e os jogos conhecidos.
- Enviar para casa a pesquisa.
- Conversar com os alunos sobre a pesquisa realizada em casa.
- Confeccionar um cartaz com as brincadeiras mais conhecidas.
BRINCADEIRAS NO PÁTIO
29/08 à 02/09
- Cantigas de roda
- Músicas folclóricas
- Boleba
05/09 à 09/09
- Amarelinha
12/09 à 16/09
- Futebol
- Bambolê
19/09 à 23/09
- Telefone sem fio


03/10 à 07/10
- Chicotinho queimado
10/10 à 14/10
- Elástico






Nenhum comentário:

Postar um comentário