ROTEIRO
DE PROPOSTA DO PROJETO
1.
Identificação
Nome
do cursista:
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Edite
Rodrigues dos Santos
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Nome
da escola: EMEF
“Cipriano Cocco”
Local: JAGUARÉ
- ES
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Série:
4º Ano
Número de alunos:
17
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Professores
envolvidos:
Edite Rodrigues dos Santos e Zilmaide Cabral (especialista)
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2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Observando
alguns alunos na hora do recreio tive a oportunidade de notar o
quanto a alimentação dos mesmos estava errada, pior ainda
percebi que essa alimentação vinha de casa, sentindo a
necessidade de estimular uma melhor alimentação de meus alunos
de uma forma lúdica e atraente elaborei este projeto.
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3.
Justificativa
A
escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e
desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e
estilos de vida, entre eles o da alimentação.
O
mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última
década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança
alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a
oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do
que um tema: é uma meta. Neste contexto, Implantar uma campanha
educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação
da informação e da organização do caminho do alimento desde
sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da
produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um
importante instrumento de conscientização.
Assim,
consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no
primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a
crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos.
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4.
Objetivo (s)
GERAL:
Promover
o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua
contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente,
lúdica e educativa.
ESPECÍFICOS:
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5.
Conteúdos
Língua
Portuguesa-
Interpretações pessoais;
Matemática
Ciências
História/Geografia
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6.
Disciplinas envolvidas
Língua
portuguesa, matemática, ciências história e geografia.
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7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
*
Conversa
e registros sobre a alimentação preferida das crianças;
*
Registro dos alimentos mais consumidos na família;
*
Identificação de semelhanças entre hábitos alimentares dos
alunos;
*
Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura, legumes
ou receitas e conversar sobre as preferências através da
degustação;
*
Preparação e degustação de receitas saudáveis.
*Identificação
de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato,
utilizando a caixa surpresa;
*Análise
das obras de pintores, que utilizaram frutas, verduras e legumes
na construção das suas obras;
*
Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido
crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
*Preparação
e degustação de receitas saudáveis;
*
Promover pesquisas na internet de figuras, receitas e dicas de
alimentação saudável;
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8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Quadro,
cartolina, lápis de cor, máquina fotográfica, giz, chamex,
computadores, impressora, revistas, pesquisa em revistas, livros
de receita infantil, internet e vídeos....
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9.
Registro do processo
•
Questionário para as famílias.
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10.
Avaliação e resultados esperados
11.
Divulgação / Socialização do projeto realizado
Mostra
de trabalho
fotos
blog
da turma.
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12.
Referências Bibliográficas
Livro
“Alice no país das vitaminas”
Filme
“ta chovendo hambúrguer
Portal
do professor
www.tudogostoso.com.br
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