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segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Projeto Alimentação saudavel



ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista:
Edite Rodrigues dos Santos
Nome da escola: EMEF “Cipriano Cocco” Local: JAGUARÉ - ES     
Série: 4º  Ano    Número de alunos: 17
Professores envolvidos: Edite Rodrigues dos Santos e Zilmaide Cabral (especialista)

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Observando alguns alunos na hora do recreio tive a oportunidade de notar o quanto a alimentação dos mesmos estava errada, pior ainda percebi que essa alimentação vinha de casa, sentindo a necessidade de estimular uma melhor alimentação de meus alunos de uma forma lúdica e atraente elaborei este projeto.


3. Justificativa
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos.


4. Objetivo (s)
GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
ESPECÍFICOS:
  • Selecionar os alimentos de origem animal e os alimentos de origem vegetal;
  • Diferenciar alimentos naturais industrializados;
  • Ampliar o universo do conhecimento e respeito dos hábitos saudáveis;
  • Reconhecer a necessidade de manter bons hábitos alimentares;
  • Compreender a necessidade da higiene na manipulação dos alimentos e relacionar esse hábito com boa saúde;
  • Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
  • Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
  • Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
  • Valorizar o momento reservado à alimentação.


5. Conteúdos
      Língua Portuguesa- Interpretações pessoais;
  • Leitura, Reescrita de receitas simples;
  • Narração de fatos;
  • Escrita espontânea;
  • Leitura oral de gêneros textuais instrucionais;
  • Reconto;
  • Pesquisa de receitas no LIED
  • Confecção do livro de receitas da turma

Matemática
  • Situações problemas (adição e subtração)
  • Noções de números pares e ímpares
  • Sistema monetário brasileiro
  • Construção de gráficos sobre alimentos consumidos pela comunidade
  • Tabelas e Gráficos. Explorar atividades com tabelas e gráficos da pirâmide alimentar com os alunos. Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

Ciências
  • Meio ambiente (produção de alimentos)
  • Vegetais
  • Nutrição e desnutrição
  • Obesidade
  • Saúde do Escolar
  • Funções e fonte de vitaminas
  • Uso de agrotóxicos nos alimentos
  • Higiene dos alimentos

História/Geografia

  • Modos de alimentação dos grupos sociais;
  • Regras e princípios sociais;
  • alimentos industrializados
  • Alimentos de ontem e de hoje


6. Disciplinas envolvidas
Língua portuguesa, matemática, ciências história e geografia.



7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

* Conversa e registros sobre a alimentação preferida das crianças;
* Registro dos alimentos mais consumidos na família;
* Identificação de semelhanças entre hábitos alimentares dos alunos;
* Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura, legumes ou receitas e conversar sobre as preferências através da degustação;
* Preparação e degustação de receitas saudáveis.
 *Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
*Análise das obras de pintores, que utilizaram frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
* Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
*Preparação e degustação de receitas saudáveis;
* Promover pesquisas na internet de figuras, receitas e dicas de alimentação saudável;


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Quadro, cartolina, lápis de cor, máquina fotográfica, giz, chamex, computadores, impressora, revistas, pesquisa em revistas, livros de receita infantil, internet e vídeos....


9. Registro do processo
Questionário para as famílias.
  • Fotos
    • Atividades na sala.


10. Avaliação e resultados esperados
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado pela professora.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
Mostra de trabalho
fotos
blog da turma.


12. Referências Bibliográficas
Livro “Alice no país das vitaminas”
Filme “ta chovendo hambúrguer
Portal do professor
www.tudogostoso.com.br


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