ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
|
Nome do cursista:
|
Silvana Gomes Gonçalves Côco
|
|
Nome da escola: EMEF
Marciano Altoé Local: Jaguaré, ES
|
|
|
Série: 1º ano
Número de alunos: 16
|
|
|
Professores
envolvidos:
Jânia e Silvana
|
|
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
|
Animais
|
3. Justificativa
|
O tema já faz parte da grade curricular do 3º
trimestre, o projeto será desenvolvido com o propósito de desenvolver o
conteúdo de maneira mais lúdica visando uma aprendizagem significativa para
ao aluno.
|
4. Objetivo (s)
|
- Ampliar o conhecimento sobre
a variedade de animais.
- Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais. - Conhecer os cuidados básicos que devemos ter com os animais que criamos em casa. - Identificar os animais de acordo com sua classificação.
- Avançar no conhecimento
sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da
escrita convencional.
- Ler para localizar informações - Desenvolver o comportamento: leitor e escritor durante o processo de produção textual.
-Desenvolver noção de orem
alfabética
|
5. Conteúdos
|
Português: Leitura, escrita, interpretação.
Ordem Alfabética. Recontos.
Ciência: Conhecer os diferentes tipos de
animais e seu habitat;
Matemática: Raciocínio lógico no
desenvolvimento dos jogos;
|
Quais conceitos? (por exemplo: “Língua portuguesa:
diferentes tipos de gêneros textuais”)
6. Disciplinas envolvidas
|
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências;
|
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
|
·
Apresentação do desenho animado “A arca de
noé”.
·
Leitura da história da Arca de noé.
·
Reconto da história;
·
Produção do dicionário dos animais com
pesquisa na internet;
·
Apresentação de vídeo “O som dos animais”.
·
Apresentação do vídeo da música “Seu lobato”
·
Música impressa “Seu lobato”
·
Ensaiar a música do seu lobato para
apresentar.
·
Desenvolvimento de jogo pedagógicos sobre os
animais;
·
Confecção de jogo da memória, figura X
palavra;
|
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
|
·
Papel, lápis, borracha, lápis de cor,
canetinha, papel cartão, tesoura.
·
Computador, data show, som, rádio.
|
9. Registro do processo
|
·
Atividades escritas para o “Portfólio dos
animais.”
|
10. Avaliação e resultados esperados
|
·
Através de produção de Portfólio dos animais.
·
Observação da interação dos alunos no decorrer
das atividades;
|
11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
|
·
Apresentação da música para a comunidade
escolar.
|
12. Referências Bibliográficas
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário