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quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Projeto "Animais"



ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista:
Silvana Gomes Gonçalves Côco
Nome da escola: EMEF Marciano Altoé                       Local: Jaguaré, ES          
Série: 1º ano                                                                    Número de alunos: 16   
Professores envolvidos:
Jânia e Silvana
           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Animais

3. Justificativa
O tema já faz parte da grade curricular do 3º trimestre, o projeto será desenvolvido com o propósito de desenvolver o conteúdo de maneira mais lúdica visando uma aprendizagem significativa para ao aluno.
4. Objetivo (s)
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
- Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
- Conhecer os cuidados básicos que devemos ter com os animais que criamos em casa.
- Identificar os animais de acordo com sua classificação.
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Ler para localizar informações
- Desenvolver o comportamento: leitor e escritor durante o processo de produção textual.
-Desenvolver noção de orem alfabética

5. Conteúdos
Português: Leitura, escrita, interpretação. Ordem Alfabética. Recontos.
Ciência: Conhecer os diferentes tipos de animais e seu habitat;
Matemática: Raciocínio lógico no desenvolvimento dos jogos;
Quais conceitos? (por exemplo: “Língua portuguesa: diferentes tipos de gêneros textuais”) 

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências;
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
·         Apresentação do desenho animado “A arca de noé”.
·         Leitura da história da Arca de noé.
·         Reconto da história;
·         Produção do dicionário dos animais com pesquisa na internet;
·         Apresentação de vídeo “O som dos animais”.
·         Apresentação do vídeo da música “Seu lobato”
·         Música impressa “Seu lobato”
·         Ensaiar a música do seu lobato para apresentar.
·         Desenvolvimento de jogo pedagógicos sobre os animais;
·         Confecção de jogo da memória, figura X palavra;
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
·         Papel, lápis, borracha, lápis de cor, canetinha, papel cartão, tesoura.
·         Computador, data show, som, rádio.

9. Registro do processo
·         Atividades escritas para o “Portfólio dos animais.”

10. Avaliação e resultados esperados
·         Através de produção de Portfólio dos animais.
·         Observação da interação dos alunos no decorrer das atividades;

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
·         Apresentação da música para a comunidade escolar.

12. Referências Bibliográficas


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