Início


quarta-feira, 16 de julho de 2014

“Contextualizando a mudança: da teoria à prática”



Tento trabalhar com os alunos, de forma que eu consigo atingir os objetivos, e para isso nada melhor que aproveitar a bagagem que eles trazem consigo, dando-lhes oportunidade de expressar seus desejos, ideias, conhecimentos, dúvidas e curiosidades. Levando em consideração o direito de errar e acertar. Dessa forma reflito sobre minha prática pedagógica para que eu possa aprender a melhorar cada vez mais.
As estratégias de ensino, com uso das tecnologias podem criar um ambiente motivador e de livre expressão. Aproveitando as oportunidades, usando a criatividade e experiência para a realização de atividades significativas, planejadas e prazerosas para os alunos. Fazendo uso das novas tecnologias na concretização do processo ensino aprendizagem, conseguimos atingir também o tempo e a forma de cada aluno em aprender, oferecendo diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo. As tecnologias enriquecem as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O professor é um elo de conexão entre o aluno e o conhecimento. Seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo.

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto, penso que este é o caminho, devemos desenvolver uma prática pedagógica integradora e usar as tecnologias disponíveis na escola para unir sempre a teoria e a prática para uma melhor aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir