Texto entre TEORIA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Teoria: Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento especulativo, puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular [1] e também vista ou espetáculo [2]. Também pode ser entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação. Na Grécia antiga teoria significava "festa solene, procissão ou embaixada que as cidades helênicas enviavam para representá-las nos jogos olímpicos ou para consultar os oráculos". O termo é aplicado a diversas áreas do conhecimento, sendo que em cada área possui uma definição específica. Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática. Teoria é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. Teoria é uma opinião sintetizada, é uma noção geral. Do grego theoria que no contexto histórico significava observar ou examinar. Com sua evolução o termo passou a designar o conjunto de ideias, base de um determinado tema, que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade. Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática.
Prática: Prática é a realização de uma teoria concretamente.
Nosso dia a dia observamos que a questionamentos quando se relaciona ao laboratório de informática e o mundo digital:
•O aluno já vem para a escola com o conhecimento da tecnologia, mas não como “usá-la” de forma adequada;
•O professor precisa mostrar a forma correta, mas o aluno não consegue se adequar com facilidade;
•A forma de conversar não é formal e sim informal, pois o aluno escreve como fala no seu dialeto cultural e como comunicasse na roda de amigos e ou familiar;
Enfim, nós temos que adequar a vida real do aluno ao cotidiano escolar mostrando de forma não constrangê-lo que devemos analisar e pensar antes de escrever e se comunicar nas mídias existentes dentro desse mundo tecnológico.
Elizabeth Ribeiro - NTM/SEMEC - Jaguaré ES