Início


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Texto entre TEORIA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Teoria: Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento especulativo, puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular [1] e também vista ou espetáculo [2]. Também pode ser entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação. Na Grécia antiga teoria significava "festa solene, procissão ou embaixada que as cidades helênicas enviavam para representá-las nos jogos olímpicos ou para consultar os oráculos". O termo é aplicado a diversas áreas do conhecimento, sendo que em cada área possui uma definição específica. Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática. Teoria é o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. Teoria é uma opinião sintetizada, é uma noção geral. Do grego theoria que no contexto histórico significava observar ou examinar. Com sua evolução o termo passou a designar o conjunto de ideias, base de um determinado tema, que procura transmitir uma noção geral de alguns aspectos da realidade. Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática. Prática: Prática é a realização de uma teoria concretamente. Nosso dia a dia observamos que a questionamentos quando se relaciona ao laboratório de informática e o mundo digital: •O aluno já vem para a escola com o conhecimento da tecnologia, mas não como “usá-la” de forma adequada; •O professor precisa mostrar a forma correta, mas o aluno não consegue se adequar com facilidade; •A forma de conversar não é formal e sim informal, pois o aluno escreve como fala no seu dialeto cultural e como comunicasse na roda de amigos e ou familiar; Enfim, nós temos que adequar a vida real do aluno ao cotidiano escolar mostrando de forma não constrangê-lo que devemos analisar e pensar antes de escrever e se comunicar nas mídias existentes dentro desse mundo tecnológico. 
Elizabeth Ribeiro -  NTM/SEMEC - Jaguaré ES

Contextualizando a mudança: Da Teoria e prática.



Cursista: Marcilene da Costa Molinari
Contextualizando a mudança: Da Teoria e prática.
Sabemos que devemos trabalhar de acordo com a realidade dos alunos e que os mesmos ao chegarem  à escola traz consigo uma vivência e conhecimentos adquiridos no meio familiar e social.
Assim, é preciso ter um constante diálogo com os alunos, ouvindo suas ideias, tentando solucionar suas dúvidas e curiosidades, ser compreensível, dar atenção especial aos que mais precisam, tornar a aula sempre agradável.
  O uso das tecnologias nas aulas vem ajudando a transformar as maneiras de se expressar o pensamento e a comunicação entre professor e aluno.

segunda-feira, 2 de junho de 2014



Plano de Aula: Curso das TICs
Realizei minha atividade não presencial com a turma do 7º Ano, durante a aula da disciplina de Geografia.
O professor agendou o LIED para que os alunos pesquisassem sobre “O Brasil: Um país urbano e industrializado”.
Durante a aplicação da aula os alunos navegaram livremente pela internet em busca de Sites que continham o conteúdo abordado, foram muitos Sites encontrados, entre eles:
Brasil industrial.com
historia-do-brasil-economia-urbano
www.coladaweb.com › Geografia do Brasil
munhely.tripod.com/parte3.htm
espacourbanotocolando.blogspot.com
Durante a navegação pela internet, expliquei para os alunos o que é um hipertexto: são textos que possuem outros links e que nos levam a outros Sites.
Os alunos se mostraram interessados e utilizaram os hipertextos nas suas pesquisas.
Segundo o professor, desconhecia essa ferramenta e se mostrou interessado também.
A aplicação da atividade não presencial foi muito gratificante e enriquecedora para todos.